Verão Saudável
Nesse verão, a combinação de sol, praia, areia ou piscina e o excesso de suor aumentam o risco de algumas doenças da pele. Queimaduras solares, micoses, desidratação e surtos de doenças como a dengue e a leptospirose são mais comuns nesse período do ano. O dermatologista Dr. Caio Henrique Figueiredo Matos comenta sobre o assunto. Confira!
- DOENÇAS MAIS COMUNS NO VERÃO
Micoses
O calor e a umidade são a combinação perfeita para o desenvolvimento de fungos causadores de micoses, infecções que provocam coceira e manchas brancas ou vermelhas na pele.
As micoses podem se manifestar na pele, no couro cabeludo e nas unhas. Os lugares mais comuns para a proliferação delas são os pés, a virilha e as unhas, mas isso não significa que outras partes do corpo estejam livres dessa doença.
A melhor forma de evitar as micoses é mantendo hábitos de higiene, como: secar-se bem após o banho, principalmente áreas de dobras da pele, como virilha, entre os dedos dos pés, axilas e vestir tecidos que favoreçam a transpiração, como o algodão. Não andar descalço em pisos constantemente úmidos (vestiários, saunas). Levar sempre o seu material para usar na manicure e evitar usar calçados fechados o máximo possível.
Miliária (Brotoejas)
É uma erupção cutânea causada pela obstrução do ducto écrino, exócrino, com consequente retenção sudoral e ruptura ductal. São pequenas “bolinhas” na pele que também costumam aparecer nos dias de calor.
Elas aparecem quando há entupimento das glândulas sudoríparas. O uso excessivo de filtro em creme pode obstruir essas glândulas, provocando o aparecimento dessas bolinhas vermelhas na pele. Por isso, usar protetor solar é fundamental, mas também importante é saber que tipo de produto aplicar: creme, gel, ou spray.
Podem ser bolhas transparentes e podem não coçar quando a obstrução for superficial; ou avermelhadas e coçarem muito quando a obstrução dos canais das glândulas por mais profundo. Usar roupas frescas no calor, evitar locais muito abafados que propiciam o suor excessivo, são algumas dicas para evitar brotoejas.
Acne solar
É provocada pela mistura da oleosidade da pele com o uso do filtro solar. Por isso, lave o rosto com sabonete ideal para o seu tipo de pele e procure usar filtros solares com base aquosa ou em gel, esses produtos deixam a pele mais seca, o que pode diminuir a oleosidade da pele.
Câncer de Pele
Como eu disse na matéria da edição passada da Revista Além Corpo, o tipo de câncer mais incidente do mundo pode ser prevenido com o uso diário de protetor solar. O produto deve ser usado meia hora antes de sair ao sol e reaplicado a cada hora, em caso de exposição intensa. É fundamental que essa exposição ao sol seja nos horários em que os raios estão mais fracos, antes das 10 e depois das 15 horas. Acessórios como chapéus e óculos de sol oferecem proteção extra à pele.
Manchas e sardas brancas
As manchas e as sardas brancas surgem devagar e quando menos se espera, elas estão fixadas na pele como mini-pontinhos. Elas são danos que os raios solares causaram na pele e aparecem como tempo.
As manchas são conhecidas como manchas senis, ou melanoses solares. Em geral, são manchas escuras, de coloração entre castanho e marrom.
Surgem em áreas que ficam muito expostas ao sol, como o rosto, o dorso das mãos e dos braços, o colo e os ombros.
As sardas brancas aparecem quando há ação acumulativa da radiação solar sobre áreas de pele expostas ao sol de forma prolongada e repetida ao longo da vida, provocando alterações nos melanócitos.
A melhor forma de evitá-las é não se esquecendo do protetor solar para que não apareçam novas lesões. As manchas e sardas têm tratamento, feito por um dermatologista especializado. Ele irá avaliar sua pele e as lesões e indicar o melhor tratamento.
- HÁBITOS DIÁRIOS PARA UM VERÃO SAUDÁVEL
Essas são apenas algumas doenças mais comuns nesse período. Por isso, devemos ter alguns hábitos diários para diminuir a incidência delas. Confira!
As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Aumente a ingestão de líquidos no verão e abuse da água, suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplique um bom hidratante.
Alguns alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e retém as radiações ultravioletas. Esta substância é encontrada nas frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha.
No verão estamos mais dispostos a comer alimentos saudáveis, carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos. Frutas e legumes com alto teor de água e com baixo teor de carboidratos e muitas fibras também são muito comuns nesta época. Aposte nestes alimentos para ajudar na hidratação do corpo, prevenir doenças e os sinais do envelhecimento.
No banho, use sabonetes compatíveis com o tipo de pele. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.
- O USO CORRETO DO PROTETOR SOLAR E DE ROUPAS/ACESSÓRIOS
É claro que não podemos nos esquecer do Protetor Solar, o produto mais importante desse período.
Veja, abaixo, algumas dicas para o uso correto da proteção solar:
O fator de proteção solar (FPS) mínimo deve ser o 30 para qualquer tipo de pele
Aplique o filtro solar 20 a 30 minutos antes da exposição solar
Após aplicar o filtro solar, aguarde 20 minutos antes de entrar na água
Nas crianças é melhor fazer a primeira aplicação ainda em casa. Se deixar para aplicar ao chegar na praia ou piscina, vai ser difícil convencê-las a esperar 20 minutos para poder mergulhar
Espalhe o filtro solar de maneira uniforme e abundante por toda a superfície corporal que vai ser exposta ao sol. Lembre-se que economia é sinônimo de proteção inadequada
Não esqueça de proteger as orelhas, os lábios e o peito dos pés
Peça a alguém para aplicar o filtro solar nas suas costas
Filtro solar em spray também precisa ser espalhado com as mãos, senão a aplicação não fica uniforme
Reaplique o filtro solar a cada 2 horas e após mergulhar ou transpiração excessiva
Filtros à prova d’água também precisam ser reaplicados após o mergulho. Eles resistem melhor, mas mesmo assim acabam saindo
Se os olhos ardem quando mergulha, prefira os filtros solares exclusivamente físicos para a face (vale para as crianças, que esfregam as mãos no rosto após entrar na água)
O uso do filtro solar não significa que você está imune aos efeitos do sol. Cuidado com a exposição excessiva no horário entre 10 e 16 horas. Use sempre barracas, chapéus, bonés, viseiras e camisetas
Surfistas que permanecem por longos períodos na água devem utilizar roupas de lycra escura para surfar e filtros solares físicos para a face (são mais aderentes)
Mulheres, cuidado, alguns filtros solares mancham o esmalte das unhas
Além do filtro solar (nosso de todo dia), no verão é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles retêm cerca de 90% da radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, retêm apenas 30%. As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV. Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem cataratas e lesões á córnea.
- Erros no uso do filtro solar que anulam o efeito protetor dele:
Você deve usar protetor solar todos os dias e não só na praia ou na piscina, especialmente nas áreas que ficam mais expostas, como rosto, pescoço, colo, e braços.
Usar protetor solar para o outro tipo de pele: Quem faz isso está sujeito a problemas como ressecamento, espinhas e cravos. Pele seca pede cremes e loções. Quem tem pele oleosa deve-se usar o filtro em forma de gel e loções oil-free. Já as peles normais ou mistas se adaptam bem aos fluidos, geis-creme e loções oil-free.
Não reaplicar a proteção solar periodicamente enquanto está exposto ao sol. O protetor solar deve ser novamente aplicado depois de entrar na água ou de se expor ao sol por mais de duas horas.
Passar o protetor já estando sob o sol. Deve-se aplicar o protetor solar de 15 a 30 minutos antes da exposição, para que a pele absorva o produto e para que se tenha o efeito químico de proteção desejado.
Usar apenas maquiagem com filtro solar. É um erro muito comum, pois hoje em dia a maior parte dos produtos de beleza vem com protetor solar.
Usar protetor solar vencido. Além de oferecer uma proteção falha ou totalmente ineficaz, protetor solar vencido pode gerar desde o aparecimento de irritações na pele e até uma forte reação alérgica.